sábado, 17 de janeiro de 2009

Blogs

"O que é necessario compreender é que ninguem tem a verdade. Nós só damos palpites. No momento em que os individuos compreendem que suas verdades não passam de palpites, eles ficam mais tolerantes. E é gostoso conversar mansamente, cada um ouvindo honestamente o que os outros têm a dizer", Rubem Alves.

"Vocês têm que entender... as pessoas precisam de alguma notícia com que se sintam bem. Olhem para o resto do jornal de hoje: é tudo sobre guerra e bombas explodindo, e toda essa porcaria", Thrity Umrigar.

Os Blogs vieram revolucionar a noticia e o monopólio da verdade que a imprensa tinha nas mãos. Vocês vêm a espetacularização que se formou em cima de casos como o da "menina Eloá" e o da "família Nardoni".
Jornalista, ancoras de telejornais não mais conta a noticia, e o que aconteceu, eles interpretam a noticia. Quando acham que o que vão comunicar é legal: sorriem e falam alegremente. Quando acham que o que vão comunicar é triste: falam devargarinho e fazem cara de sério. Não existe mais o profissionalismo. Nunca vi nenhum reporte preocupado somente em dar a noticia. Eles se preocupam tambem em me abalar, em me assustar.
Imprensa agora virou uma industria. Noticia é a mercadoria. Jornalistas os vendedores.

Quem já não passou por um feira-livre? Os comerciantes berram os preços de verduras e frutas. Eu me sinto assim numa banca de jornal. É uma feira-livre muda. O jornal com a manchete mais impressionante me conquista.

Porém, ha algum tempo chegaram os Blogs. Blogs são pessoais. Cada um dá o seu palpite.
Conheço muitos blogs maravilhosos, de pessoas iluminadas, que palpitam, criticam e tiram da imprensa a Verdade Unica.

Viva a liberdade de imprensa! Viva a liberdade de expressão! E viva a liberdade dos blogs!
_
Eu adoraria ver, nos comentarios, criticas ou apoios sobre o que escrevi. Eu não tenho a verdade das coisas, só dou palpites. Mas é um delicia ouvir outros palpites. Só assim crescemos intelectualmente: um ouvindo o outro.
_
Mando um beijo no coração dos meus seguintes amigos: Tom, pela sua preocupação e motivação pra eu continuar a ler; Daniel, pelo seu companherismo impar; Manu, por ser tão especial na minha vida; e Tati, por nao desistir de mim e saber que eu posso contar com ela.
Leiam. Reflitam. E comentem!
Voltem sempre que quiserem.

Nenhum comentário: